"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" [João 5:39 ARA].
Essa explanação não visa, em momento algum, desabonar membros da CCB nem tampouco exprimir juízos pertinentes à salvação de seus membros, pois a Bíblia mesmo cita (em Atos 4:12, e tantos outros versos) que é Jesus Cristo o autor de toda obra salvífica. No entanto, quando João (em 1 João 4:1) nos manda provar os espíritos para ver se procedem de Deus, mostra-se claramente a necessidade de avaliar, à luz de Deus, onde estão realmente fundamentadas as doutrinas que nos são pregadas.
Um dos pontos a se destacar é a ideia de exclusividade que há na CCB, onde apenas essa obra, segundo seus membros, conduz à salvação - na verdade, outras igrejas como as Testemunhas de Jeová, Mórmons, Cristã Maranata, etc, também dizem-se exclusivas na condução à salvação. A salvação, contudo, existe apenas em Jesus (c.f. Atos 4:12, João 14:6, 1 Timóteo 2:5) e não em uma determinada denominação; é seguindo-O que seremos salvos (c.f. Mateus 16:24, Marcos 8:34, Lucas 9:23) e não por conta de doutrinas feitas segundo o conselho de homens. Ele mesmo (c.f. Mateus 23:13) já repreendera os Fariseus pelo fato de se considerarem exclusivamente dignos da salvação.
Em Jeremias 7, Deus alerta seu povo acerca da condenação por conta do seu afastamento de Deus. Diz que o caminho da salvação está em andar conforme Seus preceitos, e não na confiança no Templo. A CCB sita as obras da salvação, mas omite as verdades bíblicas de que a exclusividade da salvação encontra-se em Cristo, e não sob os tetos de seus templos.
Outro ponto errôneo na doutrina da CCB é a crença da regeneração através do batismo, por conta de uma equivocada interpretação do texto em Colossenses 2:12. O texto em questão afirma que no batismo fomos sepultados com Cristo, mas que fomos ressuscitados (ou seja, tivemos nossas vidas regeneradas) através da fé no poder de Deus, que ressuscitou Cristo dentre os mortos.
Em Marcos 1:4 vemos que o batismo de João Batista, aquele feito nas águas, era para arrependimento; era um símbolo, uma cerimônia que ocorria logo após o arrependimento. Em 1 João 1:9 vemos que ao nos arrependermos, Deus nos purifica do pecado. Com isso, vemos que no momento do batismo, quando já nos arrependemos de nosso pecado, Deus já nos purificou. Ao crer que a regeneração provém do cerimonial do batismo, tiramos de Deus a glória que Lhe é devida e a colocamos nas obras das mãos humanas.
Não afirmo, contudo, a nulidade do batismo, pois segundo as escrituras: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" [Marcos 16:16 ARC].
Não afirmo, contudo, a nulidade do batismo, pois segundo as escrituras: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" [Marcos 16:16 ARC].
Em Atos 9:18 vemos o momento em que Saulo de Tarso fora batizado pelo Espírito Santo, tendo sua vida regenerada por Deus. Não é mostrado no texto qualquer cerimonial batismal.
Outra falha é a crença na transubstanciação dos elementos da Santa Ceia. Creem que o pão e o vinho tornam-se de fato o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. Em Lucas 22:7-23 vemos o momento em que Cristo celebra a ceia com seus discípulos. Se de fato há a transubstanciação dos elementos da ceia, teria Cristo comido do próprio corpo e bebido do próprio sangue?
A salvação por meio de obras é outro ponto em que a CCB fundamenta sua doutrina. Contudo, a Bíblia é clara: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" [Efésios 2:8-9 ARC]. A Bíblia declara que nossa justiça é como trapo de imundícia (Isaías 64:6), que a fé em Deus é nos imposta como justiça (Romanos 4:2-5), que é a através da fé que somos justificados (Romanos 5:1), que é pela graça de Cristo que somos salvos (Atos 15:9-11), que é pela misericórdia de Jesus e pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo que somos salvos (Tito 3:5-6), que é crendo em Jesus que teremos a vida eterna (João 3:36). A Bíblia afirma que todos os que querem ser justificados pelas obras de obediência estão debaixo de maldição (Gálatas 3:9-12, 2 Coríntios 3:6-9).
Ao negar que é por meio exclusivo da graça e da misericórdia de Cristo que somos salvos, a CCB nega a necessidade da morte de Cristo e de Sua obra salvífica. Disse Paulo (c.f. Gálatas 2:21 NVI): "Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente".
Uma outra negligência observada na CCB é a rejeição ao estudo sistemático das Escrituras. Segundo sua doutrina, o estudo bíblico é carnal e deve ser rejeitado. Se a busca pela verdade na Palavra de Deus é tida como errada, como comprovar que as doutrinas difundidas na CCB são realmente da parte de Deus?
Em Atos 17:11 vemos a história da igreja de Beréia, onde estudavam as Escrituras para ver se o que Paulo falava era a verdade. Ou seja, o padrão da verdade não era a afirmação do próprio Paulo que falava que vinha em nome de Jesus, mas sim as Escrituras. Vemos também em Atos 18:24-28 que Apolo tinha um conhecimento profundo das escrituras e sempre que discutia com os Judeus, provava que Jesus era o Messias pelas escrituras. Textos como Salmos 119:97-99, Salmo 1:2, Isaías 34:16, 1 Timóteo 4:13, 2 Timóteo 2:15, etc, também mostram a necessidade do estudo das Escrituras.
Outra doutrina anti-bíblica da CCB é a do Sono da Alma: afirmam que a alma dorme inconscientemente após a morte, sendo despertada apenas no momento da ressurreição que Cristo promoverá no Dia do Juízo. Vemos que isso é uma incongruência com a verdade se analisarmos as histórias de Estêvão (Atos 7:54-60) e a parábola do Rico e de Lázaro (Lucas 16:19-31). Vemos em Lucas 23:43 Jesus afirmando a um dos bandidos que fora crucificado junto a Ele que naquele mesmo dia estaria com Cristo no paraíso.
A CCB é, também, cheia de dogmatismos doutrinários que não refletem as verdades bíblicas. Não permitem realizar casamentos nos templos, pois acreditam que são sagrados. Mas vemos na Bíblia que Deus não habita em templos feitos pelas mãos humanas (c.f. Atos 7:48 e Atos 17:24) e que nós somos a casa de Deus, Seus templos, Suas moradas (c.f 1 Pedro 2:5, 1 Coríntios 3:16 e 1 Coríntios 6:19). Não comemoram o natal (afirmando ser uma festa mundana), mas esquecessem-se que em Lucas 2:8-20 vemos anjos da parte de Deus comemorando o primeiro natal. Na Santa Ceia dizem que aqueles que a celebram com vários cálices estão alterando a Palavra de Deus, mas não há, nas Escrituras, qualquer determinação acerca da quantidade de cálices a ser utilizada.
Como já afirmei, não busco, com esse texto, desabonar os irmãos que congregam na CCB, mas apenas expor as verdades bíblicas contra as quais a doutrina da CCB se levanta. Não afirmo também que haja alguma denominação eclesiástica infalível, pois apenas Cristo o é. Oro apenas para que a verdade das Escrituras Sagradas sejam plantadas nos corações dos irmãos que congregam na CCB e que essa semente venha frutificar. Oro para que eles abram seus corações à Palavra de Deus e à Sua sã doutrina, testificada por Cristo e registrada na Bíblia.
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!" [2 Coríntios 13:13 ARC].
Legenda das versões Bíblicas utilizadas:
ARC - Almeida Revisada e Corrigida
ARA - Almeida Revisada e Atualizada
NVI - Nova Versão Internacional
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